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Quais as vantagens do uso de um CRM?

Já não é possível falar da gestão do relacionamento com o cliente sem falar em CRM (customer relationship management). As ferramentas que eram usadas na gestão de clientes e vendas, como as folhas de Excel, já não são suficientes para um acompanhamento eficiente do cliente.
Quais as vantagens do uso de um CRM?

CRM COMO ESTRATÉGIA

Um CRM é uma plataforma digital que suporta a estratégia da empresa, e permite gerir e otimizar todas a interação com o cliente, de modo a tornar tudo mais ágil e garantir a sua satisfação, acelerando assim o crescimento do negócio. Usar o CRM como estratégia é melhorar a experiência do cliente na jornada de compra, e criar e desenvolver uma relação forte, duradoura e benéfica para ambas as partes.

Criar e manter um bom relacionamento com os clientes (ativos, prospects, leads) é um dos objetivos de qualquer empresa, seja qual for a sua dimensão ou área de atividade. Para isso, o CRM pode ajudar a gerir todas as atividades e facilitar o encaminhamento do cliente para a compra, passando pela otimização de áreas que sejam pontos de contacto direto com o cliente, antes ou depois da venda, como o marketing, atendimento, suporte, etc.

MOTIVOS PARA USAR

Para melhorar processos de venda, otimizar resultados de marketing, atendimento, suporte ou outros, e oferecer uma ótima experiência ao cliente, qualquer empresa precisa de um CRM, mesmo que seja uma pequena empresa. O uso assíduo de um CRM permite fazer o acompanhamento próximo do cliente no processo de compra, em cada etapa, com toda a informação para melhor se relacionar com ele.

Atualmente, o cliente espera um atendimento contextualizado e personalizado, e exige organização e eficiência das empresas. Lembre-se que, em última instância, um CRM pretende garantir que se consegue oferecer a melhor experiência ao cliente na sua jornada de compra, para que ele volte a comprar. Ao proporcionar uma experiência positiva ao cliente, uma empresa aumenta a taxa retenção, o volume de vendas e melhora a sua reputação.

Deixamos aqui os principais objetivos de um CRM e as principais vantagens do seu uso.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Aumentar conversões/vendas
  • Reduzir ciclos de venda
  • Aumentar taxas de retenção
  • Melhorar o relacionamento com o cliente
  • Conhecer clientes e comportamentos de compra
  • Diminuir o custo de aquisição do cliente
  • Oferecer um atendimento eficiente
  • Organizar dados e informações
  • Identificar oportunidades
  • Identificar e melhorar estratégias ineficazes
  • Otimizar as tarefas diárias
  • Aumentar a produtividade das equipas
  • Analisar dados para apoiar a tomada de decisão
  • Diminuir custos

PRINCIPAIS VANTAGENS

  • Melhora o relacionamento com o cliente
  • Integra informações e departamentos
  • Melhora a dinâmica de trabalho das equipas
  • Otimiza tempos e aumenta a produtividade
  • Facilita a implementação da estratégia da empresa
  • Permite um acompanhamento eficiente do funil de vendas
  • Promove estratégias de marketing mais eficazes
  • Torna o processo de vendas mais eficiente
  • Permite maior controlo e previsibilidade nas vendas
  • Torna a comunicação mais eficiente e personalizada
  • Facilita a segmentação de clientes
  • Facilita a compreensão do comportamento do cliente
  • Aumenta a retenção de clientes
  • Otimiza e aperfeiçoa processos relacionados com o cliente
  • Gera relatórios e métricas confiáveis
  • Facilita e agiliza decisões
  • Aumenta o lucro do negócio

 

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