Blog

Faturação eletrónica: vantagens e novidades para 2025

A partir de janeiro de 2025, também as micro e PME serão obrigadas a faturar por via eletrónica no seu relacionamento comercial com o setor público.
Faturação eletrónica: vantagens e novidades para 2025

A faturação eletrónica tem vindo a crescer significativamente, sendo já mais do que um mecanismo para o cumprimento de obrigações legais. É uma oportunidade de transformação digital da faturação e desmaterialização de todo o processo, para os vários segmentos com os quais se relacionam, sejam empresas (B2B), administração pública (B2G) ou até consumidores (B2C).

A obrigação da faturação eletrónica

Surge de uma diretiva da UE, no âmbito da transformação digital e sustentabilidade, como fator de simplificação e automatização de processos de negócio entre empresas.
Desde 2021 que, em Portugal, as grandes empresas fornecedoras do estado, foram obrigadas a emitir faturas eletrónicas. Em 2025, será a vez das micro e PME, que serão também obrigadas faturar no mesmo formato.

Fatura eletrónica é uma fatura em PDF?

Não. A fatura eletrónica distingue-se da fatura em PDF, porque permite a transmissão de dados estruturados, num formato predefinido, e garante o cumprimento dos requisitos legais. Uma fatura é considerada eletrónica, quando utiliza uma assinatura eletrónica qualificada ou é passível de ser enviada através de um sistema de intercâmbio eletrónico de dados (EDI). Assim, o envio de uma fatura em PDF que não obedeça a estes requisitos, não é considerada uma fatura eletrónica.

Vantagens da faturação eletrónica

As faturas eletrónicas são processadas e arquivadas com maior eficiência e agilidade, o que se traduz na redução significativa de custos (impressão, expedição, tratamento e arquivo). A sua adoção é uma medida simples, que contribui para o desenvolvimento de um futuro digital e sustentável.
• Maior agilidade;
• Maior eficiência e praticidade;
• Desmaterialização de processos e documentos;
• Redução de custos, de operação e transação;
• Redução de erros;
• Redução de prazos de pagamento;
• Maior fiabilidade e transparência;
• Maior segurança e autenticidade dos dados;
• Maior sustentabilidade;
• Aumento da competitividade;
• Conformidade legal.

Como adotar a faturação eletrónica

O agente mais qualificado para acompanhar as alterações legais da faturação eletrónica e garantir o seu cumprimento, é o produtor de ERP, que deve garantir integração com as soluções de faturação eletrónica.
Se tem uma empresa fornecedora do setor público e ainda não adotou a faturação eletrónica, ou quer reduzir custos e tornar a sua empresa mais sustentável, adote já a faturação eletrónica.

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.