Blog

ERP: Como otimizar a gestão fiscal e financeira

A dedicação à área fiscal e financeira é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa.
ERP: Como otimizar a gestão fiscal e financeira

À medida que o negócio cresce, aumenta também a complexidade da gestão, por isso, otimizá-la, é fundamental.

Finanças saudáveis facilitam o crescimento e realização de novos investimentos. Muitas empresas não sabem, por exemplo, onde está concentrado o capital, a origem das despesas mais importantes, ou o que a tem feito perder dinheiro.

É essencial otimizar processos de gestão para garantir a performance do negócio, reduzir riscos e garantir a conformidade com as obrigações legais.

COMO OTIMIZAR?

Otimizar o departamento financeiro significa melhorar o desempenho de toda a empresa. E não é apenas uma questão de organização e cumprimento de obrigações legais. É uma estratégia para garantir a saúde financeira e a competitividade. Com uma gestão financeira segura e estável, toda a empresa trabalhará com maior confiança e tranquilidade.

Como fazer a otimização e quais os ganhos?

O primeiro passo a considerar, é o uso de ferramentas tecnológicas adequadas. Não há gestão financeira otimizada com papel ou folhas de cálculo. Depois, é fundamental um planeamento sólido, manter um orçamento preciso e atualizado, criar projeções para diferentes cenários, controlar e avaliar todas as receitas e despesas, reduzir custos, organizar fluxo de caixa, organizar documentos e processos, estabelecer metas claras e mensuráveis, monitorizar e medir constantemente os resultados, entre outras.

QUAIS OS GANHOS OBTIDOS COM SOFTWARE DE GESTÃO?

A tecnologia é, hoje, a grande facilitadora da gestão de qualquer empresa.

ERP, softwares de gestão, contabilidade, gestão documental e processos, CRM, entre outros, e as plataformas com os quais estão integrados, têm um papel fundamental na sustentação do negócio.

A possibilidade de automatizar processos, realizar projeções financeiras, controlar o fluxo de caixa, fazer pagamentos e lançamentos automáticos na contabilidade, gerir tarefas e submeter obrigações fiscais e financeiras, automatizar impostos, ter relatórios sempre atualizados, estar integrado com plataformas oficiais, emitir e enviar cobranças, ter uma conta-corrente atualizada online, manter registos financeiros precisos, planear, usar deduções fiscais a favor da empresa, aceder a relatórios, são apenas alguns dos ganhos.

A gestão fiscal e financeira, para ser eficiente, requer esforço contínuo. É essencial para o sucesso e sustentabilidade de qualquer negócio, independentemente da dimensão da empresa.

 

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.