Captação e retenção de talentos. Como está preparada a sua empresa?
Nos últimos 20 anos, a área dos recursos humanos (RH) teve uma transformação radical. A crescente importância do papel da tecnologia, as mudanças nas expectativas dos colaboradores e a competitividade do mercado de trabalho, cada vez mais global, moldaram uma nova realidade, na qual a gestão de talentos se tornou mais complexa e estratégica que nunca.
No início dos anos 2000, o espelho da realidade do mercado de trabalho era marcado por valores tradicionais: segurança no emprego, estabilidade, progressão linear na carreira e recompensa financeira como principal fator motivador. Havia também maior previsibilidade, recrutamento focado no mercado local e uma menor concorrência global por talentos.
Hoje, os RH são uma área mais crítica para o sucesso de qualquer organização.
Mas, como é que a sua empresa se está a preparar para os desafios de uma nova era? Conhece as principais expectativas dos seus trabalhadores? Que ferramentas tecnológicas usa para otimizar a gestão de talentos? Está a construir uma cultura organizacional forte e inclusiva? São questões que poucos colocariam há 20 anos.
Nessa altura, os desafios da área de RH estavam relacionados com a administração de processos burocráticos e procura de candidatos com habilidades técnicas específicas. Atualmente, o panorama é mais diversificado. As empresas estão perante um conjunto de desafios mais amplo e complexo, que passa por uma “guerra” por talentos qualificados, que exigem estratégias inovadoras para atração e retenção dos melhores.
Principais desafios
A construção de equipas diversas e inclusivas é fundamental para as organizações, mas também representa um desafio em termos de cultura organizacional e políticas de recrutamento.
A nova geração de profissionais valoriza o propósito da organização, a flexibilidade, o desenvolvimento profissional e o bem-estar, exigindo das empresas ambientes de trabalho mais dinâmicos e humanizados.
A pandemia acelerou a adoção do trabalho remoto e híbrido, exigindo das empresas novas ferramentas tecnológicas e estratégias de liderança para manter a produtividade e envolvimento dos colaboradores.
Caminhos para a transformação
Para enfrentar esses desafios, as organizações precisam de maleabilidade e adotar uma abordagem mais estratégica e humanizada na gestão de talentos.
As tendências mais atuais nessa área dizem que a experiência do candidato deve ser memorável, desde a primeira interação com a empresa, até o processo de on-boarding.
A cultura organizacional deve ser forte, valorizar a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento profissional personalizado, o que é fundamental para atrair e reter talentos.
A liderança exige-se inspiradora, por forma a criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, promovendo o desenvolvimento contínuo dos colaboradores por meio de oportunidades de aprendizagem, formação e crescimento profissional
O bem-estar físico e mental dos colaboradores é cada vez mais referido e valorizado, exigindo das empresas a implementação de programas de saúde e bem-estar.
Ferramentas de gestão de talentos, como plataformas de recrutamento, portal do colaborador, sistemas de gestão de desempenho e ferramentas de feedback, têm de otimizar os processos e melhorar a experiência dos colaboradores.
Estes, são alguns traços do presente. Quanto ao futuro da gestão de talentos, segundo os maiores especialistas no tema, será marcado pelo aprofundamento da personalização e experiência do colaborador e um crescente papel da inevitável tecnologia de suporte.
As empresas que melhor e mais rapidamente se consigam adaptar a esta nova realidade serão as que conseguem atrair e reter os melhores profissionais e construir equipas de alto desempenho.
A evolução foi muito significativa nas duas últimas décadas, exigindo, os desafios atuai, uma abordagem mais estratégica e humanizada.